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OS PRÓS E CONTRAS DOS PNEUS DE USO MISTO

Este definitivamente é o ano dos SUVs compactos. Com essa tendência e mais a renovação na linha de picapes previstas a partir de 2016, multiplica-se o número de pneus de uso misto que estarão rodando por aí única e exclusivamente no asfalto. Se esse modelo de pneu garante mais robustez ao encarar os buracos tão comuns nas cidades e um visual parrudo típico de jipe, por outro lado ele traz algumas desvantagens, que os motoristas nem sempre conhecem. As duas principais são a piora no consumo de combustível e o aumento do nível de ruído em velocidades mais elevadas.

Se não dá para escapar dessa dupla de vilões, o mesmo não pode ser dito de uma característica que é comentada entre os proprietários, mas que os fabricantes de pneus juram que não é mais verdade: a fama de que o modelo de uso misto se desgasta mais rapidamente que o tradicional. "Nossos testes indicam que a durabilidade é a mesma que a dos pneus de SUV para uso exclusivo no asfalto", esclarece Marco Moretti, gerente de produto da Pirelli. A reputação ruim viria dos modelos mais antigos ou dos de uso exclusivamente off-road.


Peso no bolso


Mas onde a versão de uso misto mais incomoda os donos de utilitários é no bolso, já que ele custa em média mais de 50%. "O pneu de SUV exclusivo para uso no asfalto tem um posicionamento quase alinhado ao do pneu de carro de passeio. Porém há de considerar que o de uso misto traz outros componentes que são necessários para suportar o uso off-road que o tornam mais robusto e, portanto, um pouco mais caro", diz Moretti.


"Essa conta só vai fechar usando o pneu na aplicação correta. O modelo de uso misto foi desenvolvido para rodar no asfalto e na terra", diz Vinícius Sá, gerente de marketing de pneus de passeio da Goodyear. "Eles têm diferenças tanto nos compostos quanto em peso e outros atributos, além da pouca oferta de medidas iguais." Para ver essa diferença de valor, pesquisamos preços de pneus para uma Fiat Strada Cabine Dupla e encontramos o modelo só para asfalto por R$ 470, enquanto os de uso misto não saíam por menos de R$ 715. Se você comprou uma picape ou um SUV e só roda no asfalto, portanto, pode fazer sentido fazer a troca.


Mas é preciso estar ciente que, com essa alteração, o proprietário pode ter a possibilidade de perder aderência ao pegar uma estrada de terra a caminho do sítio.


Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/materia/os-pros-e-contras-dos-pneus-de-uso-misto


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