top of page

Vai comprar uma picape? Veja 10 dicas para não jogar dinheiro fora.

Comprar uma picape exige alguns cuidados para fazer valer cada centavo do investimento e, principalmente, para passar longe de gastos que poderiam ser evitados.

Em primeiro lugar é preciso ter certeza de que tipo de carga pretende carregar e se os modelos mais em conta realmente são os ideais para o que você quer.


De qualquer forma, independentemente de querer a picape para trabalho ou para transportes ocasionais, prepare-se para ser sempre lembrado por amigos e parentes e se transformar no transportador oficial da família.

A seguir, veja dez dicas que podem orientá-lo na compra e evitar dores de cabeça futuras:


1) Tamanho da caçamba.


As picapes pequenas carregam até 500 kg, enquanto as médias possuem o dobro da capacidade, 1.000 kg. Pensar nas necessidades futuras muitas vezes permite que seu negócio cresça sem grandes dores de cabeça. Comprar um veículo com capacidade de 500 kg para carregar 700 kg é prejuízo porque em algum momento você vai acabar pagando a conta pelo excesso de peso.





2) Caçamba aberta ou fechada?



Dependendo do produto a ser transportado, talvez você precise fechar sua caçamba com uma capota marítima. A capota marítima reduz a capacidade da caçamba, pois é instalada na altura das laterais. Além de garantir proteção as cargas mais sensíveis ou que não podem ser molhadas.

3) Motor a diesel é caro, mas eficiente.


O motor a diesel, apesar de mais caro, é indicado para quem pretende fazer uso comercial do veículo. Mais econômico e mais robusto, suporta melhor uma jornada pesada de trabalho.


4) Se quer gastar menos, motor flex.


Indicados para quem quer ter uma picape média com valor menor, os motores flex ou a gasolina saem com diferença de mais de R$ 20 mil (para menos) em relação aos modelos a diesel. O custo menor não é só por causa do motor, mas também pela possibilidade de se comprar um carro menos completo, com tração 4X2 (só em duas rodas), ou sem sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD), farol de milha ou vidros elétricos, por exemplo.


5) Modelo menor, maior cuidado com acessórios.


Se sua opção é por uma picape pequena, preste bastante atenção porque, além da potência e do torque do motor, os preços flutuarão também em relação aos acessórios. Avalie bem as várias opções do mercado e compare o que cada uma oferece: ar-condicionado, direção hidráulica, protetores de caçamba e capotas marítimas têm valor alto.


6) Picape usada, cuidados extras


Se for comprar uma picape usada, é imprescindível fazer um check-up, principamente na suspensão antes de bater o martelo. Ponha o carro no elevador e verifique o estado das molas, amortecedores e batentes da suspensão traseira.


7) Primeira picape? Cuidado para não capotar.




Característica marcante das picapes é o centro de gravidade alto. Se esta será a sua primeira experiência com um carrão destes, vá com calma: a tração traseira e essa mudança no centro de gravidade podem gerar situações inesperadas nas curvas. Se sua picape não possui distribuição eletrônica de frenagem, pegue leve até dominar as reações, com carga e vazia.


8) Valor do seguro pode pesar.


Antes de fechar negócio, faça a consulta do valor do seguro. O modelo do carro e o perfil do motorista podem alterar o valor da apólice em até 50%. Alguns modelos possuem alto índice de roubo, o que acaba encarecendo o seguro.


9) Veja o que dizem outros consumidores.


Consulte os sites de reclamação e saiba como os proprietários estão sendo atendidos pela rede de concessionárias. Veja se suas entregas podem ficar prejudicadas se seu carro tiver que ficar parado por falta de peças.


10) Atenção com os kits de manutenção.


Compare o preço dos kits de manutenção de cada marca: você encontrará diferenças de mais de 100% em óleos, filtros, pastilhas e discos de freio.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page