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FIAT TORO FREEDOM 1.8 X RENAULT DUSTER OROCH DYNAMIQUE 2.0

Uma picape é derivada do SUV Renault Duster. A outra, do Jeep Renegade. Veja qual delas leva a melhor em um confronto de utilitários com tamanho intermediário

As duas picapes praticamente acabaram de chegar ao mercado com a mesma proposta: tamanho intermediário, funcionalidade de picape e conforto de carro de passeio. A Renault Duster Oroch veio primeiro, no fim do ano passado, e a Fiat Toro acaba de ser lançada. A Oroch 2.0 Dynamique utiliza o Duster como base, com preço de partida de R$ 70.790. Sua concorrente mais direta é a versão 1.8 flex da Fiat Toro, cuja plataforma é a mesma do Jeep Renegade, com preço inicial de R$ 76.500. Confira abaixo qual é a melhor opção de compra.

Motor e Câmbio

A Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique tem a qualidade de rodagem do Duster. Ela traz debaixo do capô o 2.0 16V flex de até 148 cv e 20,9 kgfm, combinado com o câmbio manual de seis marchas e tração dianteira. Em nossos testes, ela foi de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos, recuperou de 60 a 100 km/h em 8,6 segundos e precisou de 26,6 metros para chegar à imobilidade, vindo a 80 km/h. As médias de consumo são de 7,4 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, com etanol. As médias resultam em um consumo combinado (urbano e rodoviário) de 8,1 km/l.

A Fiat Toro Freedom 1.8 abriga o motor Etorq 1.8 de até 139 cv e 19,3 kgfm, sempre associado ao câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira. A Fiat ainda não dispinibilizou o carro para testes, mas divulgou números parciais que apontam que a picape é capaz de recuperar de 60 a 100 km/h em 7,4 segundos e de 80 a 120 km/h em 10 segundos (a Oroch cumpre este trecho em 11,9 s, segundo medições de Autoesporte). Ainda segundo o fabricante, a Toro tem um consumo combinado (único divulgado) de 7,8 km/l.

Itens de série

O utilitário da Renault vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, airbag duplo, freios ABS, computador de bordo, faróis de neblina, luzes diurnas, repetidor de seta nas laterais, controle de velocidade de cruzeiro, volante multifuncional revestido parcialmente de couro, barras de teto longitudinais, sistema multimídia com GPS e tela sensível ao toque de 7”, comando de áudio e celular na coluna de direção, conexão USB e auxiliar, sensor de ré e rodas de liga leve de 16 polegadas.

O modelo Fiat sai da fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, airbag duplo, freios ABS, computador de bordo, volante multifuncional, lanterna traseira de LED, controle de velocidade de cruzeiro, tampa traseira com abertura elétrica, entrada USB e auxiliar, sensor de ré e rodas de liga de 16 polegadas. Apesar de não oferecer barras longitudinais de teto e sistema multimídia de série, como a Oroch, a Toro leva vantagem no quesito por vir de fábrica com controles eletrônicos de tração e de estabilidade, isofix e função hill holder (que ajuda o motorista em aclives e declives evitando derrapagens).

Espaço e conforto

Dirigir a Duster Oroch é sinônimo de viajar em uma posição alta para comandá-la. O carro oferece bom nível de conforto, além de contar com o equilíbrio do Duster e absorver bem as imperfeições do solo (mérito, em parte, da suspensão multilink traseira). O porém é o legado que seu primórdio impõe, como oferecer regulagem apenas de altura para a coluna de direção e um volante que não é lá uma leveza de lidar. De todo modo, é maior do que as picapes pequenas e por esse motivo leva com conforto cinco passageiros. Afinal, são 2,82 metros de distância entre-eixos (bem maior que o SUV que veio primeiro com 2,67 metros). Sua caçamba leva 650 quilos de carga, ou 683 litros, segundo o fabricante.

Mas, se na Oroch a dirigibilidade agrada, é na Toro que ao fechar a porta o motorista esquece que está a bordo de uma picape. A ótima suspensão (dianteira herdada do Renegade e traseira do tipo multilink) só fazem você se lembrar de que se trata de um utilitário ao olhar pelo retrovisor interno. Além da sensação de estar dirigindo um SUV, o modelo Fiat tem direção leve, macia e um acertado câmbio automático de seis marchas com trocas rápidas e suaves. Com mais espaço interno do que o carro da Renault, a Fiat acomoda com folga todos os cinco ocupantes. Afinal, são longos 2,99 metros de distância entre-eixos (muito maior do que os 2,57 metros do Renegade) e capacidade de carregar 650 quilos de carga (incluindo os passageiros) ou 820 litros de volume (dados da montadora). Ponto para a Toro.

Acabamento

Apesar de ser confortável e oferecer bom espaço para todos os ocupantes, especialmente para quem viaja no banco de trás, a Oroch sofre do mesmo mal que o Duster. A simplicidade no acabamento com plástico de aspecto simples empobrece seu interior.

A Toro segue mais de perto a qualidade de acabamento interior do Jeep Renegade. Os bancos são macios e confortáveis, a forração das portas dianteiras misturam plástico e couro e a moldura do rádio conta com arremate preto brilhante. É uma cabine bem acabada, sem rebarbas e com materiais sensíveis ao toque. Mais um ponto para a recém-chegada.

Oferta

Para levar uma Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 para casa você terá que desembolsar um valor médio de R$ 72.500 em um carro com pintura lisa, ou acrescentar aproximadamente R$ 1.600 para optar por pintura metálica. Nas concessionárias consultadas, não existia taxa zero para esse modelo, apenas para o Duster. A melhor taxa de financiamento encontrada foi a de 0.99% ao mês, mas para isso uma entrada mínima de 40% é necessária. Na média, são R$ 29.500 de entrada e mais 30 parcelas (única forma de parcelamento para a taxa reduzida) de R$ 1.800. Caso o veículo esteja no estoque da loja, o prazo de entrega depois do faturamento é de sete dias úteis.

Para ter uma Fiat Toro Freedom 1.8 flex na garagem, é preciso desembolsar R$ 76.500 pela versão básica e mais R$ 1.450 se a opção for de um carro com pintura metálica. E assim como o que acontece com a Oroch, a Fiat não disponibiliza taxa zero para a aquisição da Toro. Nas concessionárias consultadas a melhor taxa encontrada foi a de 1.29% ao mês, com entrada mínima de 30% (R$ 22.950) e mais 24 parcelas de R$ 2.725 ou 36 parcelas de R$ 1.990. Se o carro estiver no estoque, o prazo de entrega é de 10 a 15 dias úteis. Se for necessário fazer encomenda, esse prazo sobe para 30 a 45 dias. Em outra loja consultada havia uma Freedom 1.8 flex com roda de liga leve, volante de couro, barra de teto e mais os kits Pleasure 1 e 2 por R$ 82.300. No total são R$ 5.765 de opcionais. Por esse carro, a loja pedia 30% de entrada (R$ 24.680) e mais 24 parcelas de R$ 3.066 ou 36 parcelas de R$ 2.242 e a taxa cobrada era a de 1.69% ao mês.

Seguro e revisões

Para colocar a Oroch no seguro o consumidor irá gastar em média R$ 2.526. Por outro lado, muitas seguradoras ainda não têm cobertura para a Toro. Na única em que conseguimos uma cotação, a Porto Seguro (onde os preços costumam ser mais elevados que a média de mercado), o valor ficou em R$ 7.598.

Para efetuar as revisões de até 40 mil/km do utilitário da Renault, gasta-se R$ 2.074. Já para realizar as revisões do modelo Fiat até os 40 mil/km, o custo é de R$ 2.299. Nas lojas, ainda não há cesta de peças disponível para a picape da montadora italiana. Apesar disso, nos quesitos avaliados a Oroch leva vantagem nesse item.

Vencedor: Fiat Toro

Mesmo sem contar com itens como uma central multimídia maior, rodas de liga leve e também custar mais caro, a picape Fiat leva a melhor. O projeto é moderno, com melhor acabamento, mais bonito e inova com suas linhas futuristas. Além disso, é dona de um ótimo acerto dinâmico por contar com um conjunto mecânico satisfatório.

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/jogo-rapido/noticia/2016/02/fiat-toro-freedom-18-x-renault-duster-oroch-dynamique-20.html


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