top of page

Saiba qual a diferença entre os diferentes tipos de suspensão


Quais as diferenças entre as suspensões independentes McPherson, duplo A e multilink? – Camilo Tavares, Passos (MG)


A McPherson é a mais simples de todas e dá bons resultados, sendo aplicada desde no mais popular aos mais sofisticados modelos, caso do Porsche 911 e de alguns BMW na dianteira. Patenteada pelo americano Earle Steele McPherson em 1946, ela é formada basicamente por um braço transversal, amortecedor, mola helicoidal e barra estabilizadora. Sua grande vantagem reside na boa distribuição dos esforços, o que permite estruturas mais leves.


A de duplo A (em inglês chamada de double wishbone) é formada por dois braços triangulares superpostos atrelados ao chassi ou subchassi por meio de buchas silenciosas, permitindo que os braços aos quais a roda é atrelada se movimentem verticalmente. Trata-se uma ótima solução, mas é mais complexa por concentrar mais esforço na estrutura do veículo, que precisa ser muito bem calculada para isso, e contribui para deixá-lo mais pesado.


A multilink, ou multibraço, é uma evolução do sistema duplo A em que a manga de eixo (peça que sustenta a roda) é ligada à estrutura por vários braços, dando maior liberdade ao projetista para determinar a geometria de suspensão. Sua vantagem é o controle mais preciso dos movimentos da roda, importante em carros de rua que normalmente têm amplo curso de suspensão. Mas esse maior controle custa mais.


Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/materia/quais-as-diferencas-entre-os-tipos-de-suspensao-independente


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page