SAIBA COMO USAR ADEQUADAMENTE AS FUNÇÕES DO SEU VEÍCULO 4X4
Especialistas explicam em que condições acionar funções como a marcha reduzida e o bloqueio de diferencial
De acordo com Rodrigo Junior, da oficina Atacama 4X4, se o veículo é do tipo fulltime, isto é, que possui tração nas quatro rodas permanentemente, então você pode rodar tranquilamente tanto em terrenos difíceis como em vias pavimentadas. Mas atenção se o carro possuir tração 4X2 (dianteira ou traseira) com a opção de tração integral. “Nesse caso, o veículo não deve rodar no asfalto com a tração 4X4 selecionada, pois o sistema irá entender que ele está em um piso de baixa aderência, e o diferencial transmitirá às rodas a mesma velocidade, o que pode fazer o carro travar em curvas”, explica. Dessa forma, a função só deve ser acionada quando carro adentrar em estradas de terra, na chuva e em pisos com baixa aderência.
A marcha reduzida deve ser utilizada apenas em trechos de trilhas pesadas, com atoleiros e ladeiras íngremes, segundo Nelson de Almeida Filho, o instrutor de condução off-road. “Com o recurso selecionado, o carro multiplica o torque em baixas velocidades, exatamente para ajudar o veículo a sair de terrenos sem aderência. Ela também é útil para rebocar outro carro”.
Além disso, Junior comenta que a redução de marcha também pode ser utilizada em situações em que é o freio-motor pode entrar em ação, no caso de descidas enlameadas. “Com a reduzida engatada em vez de brecar o carro, eu acelero, para garantir maior atrito sobre as rodas e não perder controle sobre o carro”. A redução é tão pesada que o utilitário tem que estar parado na hora do acionamento.
Ele também explica que o bloqueio de diferencial é útil quando, por exemplo, você está trafegando sobre uma superfície completamente irregular e uma das rodas está no solo e a outra girando em falso.“O bloqueio anula a função do diferencial, que distribui igualmente o torque às rodas, aumentando o atrito daquela que está no chão”, diz Junior. Assim a força é repassada principalmente para a roda com aderência.
Já a função overdrive, presente em diversos carros automáticos, é um sobremarcha que vai manter o giro do motor em baixa e beneficiar o consumo de combustível na cidade, mas em terrenos difíceis não faz muito sentido. “A função pode ser desabilitada assim que você entrar no terreno off-road”. Isso porque, segundo Junior, às vezes ela atrapalha quando você está ganhando velocidade, mas ainda precisa de torque para ultrapassar o próximo obstáculo. “O câmbio entende que você precisa subir a marcha, mas, na verdade, você ainda precisa de força para sair de determinadas situações”.
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2014/06/saiba-como-usar-adequadamente-funcoes-do-seu-veiculo-4x4.html