NOVA VOLKSWAGEN SAVEIRO ENFRENTA FIAT STRADA
Embora tenha ganhado um visual desvinculado do Gol e sofrido ajustes na suspensão para ficar mais alta e atrair os clientes que estejam de olho nas novatas Renault Duster Oroch e Fiat Toro, a linha reestilizada da Volkswagen Saveiro, recém lançada, ainda tem a Fiat Strada como sua grande rival.
Os números de mercado são a prova disso. De janeiro a fevereiro deste ano, a picape pequena da Volks totalizou 6.190 emplacamentos, contra 8.577 da líder da categoria, Strada. Em 2015, o balanço foi de 98.623 unidades vendidas da Fiat e 56.699 da Saveiro - os dados são da Fenabrave, a associação dos concessionários do Brasil.
Tendo como mote a chegada da linha 2017 da Saveiro, nada mais justo que compará-la com a rival de longa data. Para este embate, elencamos as versões topo de linha, com cabine dupla: Saveiro Cross 1.6 e Strada Adventure Extreme 1.8, tabeladas em R$ 69.250 e R$ 73.229, respectivamente.
Seja em dinâmica, conforto ou mercado, a nova Saveiro ganha da Strada com sobras. A picape da Volks tem melhor nível de acabamento, revisões mais baratas e oferece maior prazer ao volante. Confira mais detalhes a seguir:
Dinâmica
Equipada com motor 1.6 flex de até 120 cv, a Saveiro Cross transmite muito mais satisfação ao motorista em ação. Mérito, entre outras razões, do bom casamento do propulsor com o câmbio manual de cinco marchas e engates extremamente precisos. De 0 a 100 km/h, são gastos 10,9 segundos contra 11,3 segundos da Strada Extreme. Esta traz sob o capô um 1.8 bicombustível de até 132 cv e transmissão manual de cinco velocidades, carente de bom escalonamento.
O torque maior da Strada, porém, a torna mais esperta que a Saveiro em retomadas. Com 18,9 kgfm a 4.500, a picape Fiat vai de 60 a 100 km/h em 10 segundos, tempo 1,6 segundo melhor que o registrado pela Saveiro, com seus 16,8 kgfm a 4 mil giros.
As suspensões mais elevadas da Saveiro reestilizada conferem satisfatório nível de conforto e estabilidade à picape. Em curvas, sua carroceria rola menos que a da Strada. Quando necessário, o controle de tração e de estabilidade entra em cena para corrigir a trajetória da Volks. Na Strada, esse recurso de segurança faz falta. Para dar uma mão no fora de estrada, a Saveiro tem bloqueio eletrônico do diferencial, cujo funcionamento é semelhante ao Locker da Fiat. Ambos sistemas são capazes de repassar a força para a roda com maior aderência, enquanto o freio é aplicado na roda que está patinando. Contudo, somente a VW tem hill-holder, sistema capaz de aplicar o freio automaticamente em ladeiras para você poder desembrear e arrancar com tranquilidade.
A Saveiro também se sobressai nas frenagens. De 80 km/h até a imobilidade, o modelo da VW percorre 25,6 metros. No mesmo ensaio, a Fiat se desloca por 29,8 metros.
Como a Saveiro Cross só foi cedida para testes em pista, o consumo de etanol não pôde ser aferido. Como seu motor dispõe de tecnologias mais novas, como comando duplo de válvulas, é de se esperar que as médias sejam melhores que a da Strada, que faz 7,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.
Conforto
A Saveiro Cross já tinha uma cabine mais bem resolvida e atual que a da Strada. Com a reestilização, a disparidade entre os habitáculos aumentou. Idêntico ao dos novos Gol e Voyage, o painel da Saveiro tem ares de Golf. Os comandos principais ficam bem localizados e a posição ideal de dirigir é encontrada facilmente, com direito a ajuste de altura e profundidade da coluna de direção.
O volante multifuncional de boa empunhadura da Strada só possibilita regulagem vertical. Nela, o nível de acabamento interno é inferior e detalhes como o posicionamento das saídas de ventilação evidenciam soluções antigas, típicas dos anos 1990.
Na Saveiro Cross, o uso de plástico com textura semelhante a de borracha faz seu painel não parecer o de uma picape. A Volks traz uma boa quantia de porta-objetos, só não superior a da Strada Adventure - dá para guardar a vida na lateral de porta da Fiat.
O espaço interno de ambas é semelhante - elas têm os mesmos 2,75 metros de entre-eixos. Na Strada, há uma falsa impressão de que a terceira porta (do tipo suicida) facilite o acesso ao habitáculo. Sua abertura só ocorre se a do passageiro da frente estiver aberta. Além disso, o cinto de segurança do assento dianteiro fica no meio do caminho; uma tormenta.
A Saveiro Cross exige o esforço de praxe para quem deseja acessar a área traseira de modelos duas-portas. Só não tente viajar em três ali; será um sofrimento. Se fizer isso, ao menos terá cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, diferente da Strada.
O modelo da Fiat leva vantagem no volume da caçamba. São 680 litros contra 580 litros da Saveiro. Nas duas picapes, o logotipo da tampa traseira funciona como maçaneta.
Na Volks, a instalação de amortecedores deixou o processo de abertura mais prático. A tampa fica suspensa e não despenca, como na Strada. A lista de itens de série da nova Saveiro é equilibrada quando vista ao lado do pacote de fábrica da Strada.
Se por um lado fica devendo recursos como câmera de ré e GPS, por outro satisfaz na entrega de controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.
A central multimídia da nova Saveiro enche muito mais os olhos. Seu design e funcionalidade são iguais às do VW Golf. Ou seja, tudo de bom! Só poderiam ter adicionado câmera de ré, detalhe não esquecido pela boa central da Strada Adventure - em que pese a aparência ser de uma tela comprada em loja de som.
De série, ambas vêm equipadas com direção hidráulica (que poderia ser menos pesada na Saveiro), ar-condicionado, volante multifuncional, computador de bordo, sensor de ré, rodas de liga leve e trio elétrico. Só a Strada oferece opcionais como teto solar (R$ 3.318) e bloqueio de diferencial Adventure Locker (R$ 2.212).
Mercado
Com três anos de garantia, a Saveiro Cross tem plano de manutenção mais barato que o da Strada Adventure, que conta com apenas um ano de assistência de fábrica. Até os 30 mil km, são gastos R$ 1.004 com as revisões da picape Volks. No mesmo período, a Fiat totaliza R$ 1.568.
A cesta de peças da Saveiro foi orçada em R$ 3.411. A da Strada, em R$ 4.659. O retrovisor direito da Cross, como comparação, custa R$ 499. O da Fiat sai por R$ 663.
Vencedor: Volkswagen Saveiro
Com o nível de equipamentos semelhante ao da picape rival, mas mais moderna e dinamicamente superior, a nova Saveiro é quem leva a melhor nessa disputa. Relembrando que o preço inicial da picape da Volkswagen é menor que a do modelo da Fiat, assim como os custos de manutenção, não resta dúvidas de que nessa briga o melhor negócio é mesmo a picape sem cara de Gol.